Followers

Luta Contra a Sida/Aids


Dia Mundial de Luta Contra a Sida/Aids

A Assembleia Mundial de Saúde, em Outubro de 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu estabelecer com o 1º de Dezembro o Dia Mundial da Luta Contra a Sida/Aids. A data tem como objectivo o despertar da consciencialização das pessoas para esta doença assim como libertar estigmas e discriminações para com as pessoas infectadas com o vírus. A escolha seguiu critérios próprios das Nações Unidas.

O Laço Vermelho

O Laço Vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Sida/Aids.
Foi criado em 1991 pela Visual Aids, grupo de profissionais de Nova York, que queriam homenagear amigos e colegas mortos pelo vírus.
A Visual Aids tem como objectivo consciencializar as pessoas para a transmissão do vírus, divulgar as necessidades dos que vivem com o HIV/aids e angariar fundos para promover prestações de serviços e pesquisas.

O adereço foi escolhido pela sua associaçao ao sangue e à ideia de paixão e foi inspirado no laço amarelo que honrava os saldados americanos na Guerra do Golfo. O símbolo foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo actor Jeremy Irons, na cerimónia de entrega do prémio Tony Awards, em 1991.
A possibilidade de se tornar apenas um instrumento de marketing preocupou activistas que temiam que a popularidade levasse à perda de força do seu significado. No entanto a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta conta a doença, reforçando a necessidade de acção, pesquisa e solidariedade para com as pessoas infectadas.

Fonte:
Instituto Laços de Solidariedade